O IFSULDEMINAS e a UNICRUZ desenvolveram em Nobres/MT a oficina de Fortalecimento dos Conselhos de Turismo, Meio Ambiente e Saúde.
Os Rondonistas Iraí de Souza e Helga Andrade (IFSULDEMINAS) e Natana Moreira (UNICRUZ) discutiram com os membros dos conselhos sobre a realidade local, a atuação de cada conselho e possíveis formas de solucionar os problemas e desafios encontrados.
Os rondonistas propuseram um desafio aos conselheiros: uma ação conjunta entre os três conselhos, mobilizando a comunidade. A preocupação com os recursos hídricos foi identificada como um ponto de interesse comum, e por isso foi escolhido como foco o projeto que será elaborado pelo rondonista do IFSULDEMINAS Rafael Nery, de Exploração Sustentável da Cachoeira do Tombador.
O projeto envolverá a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, os Conselhos de Saúde, Meio Ambiente e Turismo e a empresa proprietária da área onde está localizada a Cachoeira do Tombador. Os rondonistas atuarão como mediadores no processo de tomada de decisões.
Durante o período em que os rondonistas estarão em Nobres, será realizada uma reunião com os atores envolvidos no projeto. Nessa reunião, acontecerá a elaboração de um documento estabelecendo o compromisso com as ações acordadas e os esforços para a conservação da água e do ar no município.
A Cachoeira do Tombador é um cartão postal fantástico de Nobres! Possui potencial para a exploração sustentável do turismo, através dos seus recursos naturais e culturais, como as trilhas e ruínas da primeira usina hidrelétrica do Mato Grosso.
ResponderExcluirNós Rondonistas estamos trabalhando junto às instâncias de poder e demais envolvidos para auxiliar no projeto da cachoeira, que deve ser abraçado pelos Conselhos de Turismo, Meio Ambiente e Saúde.
e esperamos voltar la quando tudo estiver funcionando perfeitamente!!!!!!!
ResponderExcluir