terça-feira, 26 de julho de 2011

Nobres e os Caminhos do Marechal Cândido Rondon

    

   Que feliz coincidência no ano em que o Projeto Rondon comemora os seus 44 anos de existência, de assistência, de extensão universitária, a Equipe do IFSULDEMINAS, campus Machado, juntamente com a Unicruz, foram selecionados para executar suas atividades no Município de Nobres, MT. Feliz coincidência pois no município esta localizado um dos caminhos por onde passou o Marechal Cândido Rondon, integrando o território brasileiro, construindo linhas telegráficas entre Mato Grosso e Góias.

Pelo caminho ainda restam alguns postes da rede telegráfica instalado pela equipe do Marechal Rondon e em alguns trechos ainda pode-se ver as pedras recortadas e colocadas para facilitar o transportes de materiais utilizados na construção das linhas telegráficas.
E assim a história do passado se faz presente nas ações desenvolvidas pelos RONDONISTAS.

 
Detalhes do calçamento de pedras colocadas pela equipe do Marechal Cândido Rondon, e ao fundo da esquerda para a direita Walter (Prefeitura, Nobres-MT), Prof. Ademir Duzi, Prof. Leonardo Reis, em pé: universitários Rafael Nery e Helga Andrade.

 
Professores Leonardo e Ademir em um dos postes da rede telegráfica instalada pela equipe do Marechal Cândido Rondon, entre 1900 a 1906.A visita ao caminho por onde passou Marechal Rondon, fez parte da atividade de formatação de trilhas no município.

2 comentários:

  1. Ouvimos dizer que o Roosvelt também andou passando por aqui..!

    ResponderExcluir
  2. Só uma correção. Estes postes não são da linha telegráfica antiga. São postes que levavam eletricidade da antiga Usina Hidrelétrica que havia próxima à Cachoeira do Tombador até Alto Paraguai e Diamantino. Os postes de telégrafo, ficavam na parte baixa do terreno, na margem direita do Rio Serragem, mas acredito que em sua maioria já destruídos pelas queimadas constantes na região. Falo isto com certeza, pois escrevi o Livro da História de Nobres, no qual inclusive falo da passagem do Roosevelt nesta região. Este calçamento de pedra em que vocês aparecem na foto é a continuidade da Estrada do Rei ou Estrada Real, por onde escoava o ouro e pedras preciosas com destino à Coroa Portuguesa. Abs. Wagner.

    ResponderExcluir